Reportagem 202 Greve dos professores
A greve causa transtorno para estudante e professores das escolas públicas.
A greve dos professores que em nível de Santa Catarina foi iniciada na terçafeira
(24/03/15). Segundo o professor Lauri de Vargas cerca de 80% dos professores da escola
Olavo Cecco Rigon paralisaram as atividades, aderindo ao movimento grevista. A categoria reivindicou o pagamento do reajuste integral do Piso na Carreira, pedem a rejeição da MP (Medida Provisória) 198 e Revisão da Lei Complementar que precariza o
ACT e pedem a reversão das demissões e o fim dos casos de Perseguições, Assédio, e
Processos Administrativos contra lideranças sindicais.
O professor Lauri de Vargas indica que o governo do Estado de Santa Catarina não reajusta a inflação do salários dos professores, sendo este o principal motivo, porém, a falta de materiais, como os computadores, multimídia, internet acessível entre outros também são grandes influenciadores para a iniciativa da mesma. O governo libera 13% de reajuste e o estado não está repassando este valor aos professores, destruindo, assim, toda a tabela salarial dos professores. Agora, estão em negociação com o governo, para que volte o antigo plano e haja reajuste no salário.O SinteSC entrou na Justiça para tentar impedir que o governo estadual contrate professores temporários em substituição grevistas, conforme a Secretaria de Educação, cada professor temporário seria contratado por 20 dias. Caso os grevistas retornem antes deste período, o contrato com o ACT é cancelado.
O sindicato diz que ocupar os cargos dos professores parados é ilegal. "A lei de greve garante que o trabalhador que está em greve não poderá ser substituído por outro"
O que é MP?
Medida Provisória é um dispositivo que integra o ordenamento jurídico brasileiro, que é