Repercussões Psicológicas e Sociais da Gravidez na Adolescência
Keywords: Teenage Pregnancy. Pregnant Adolescent. Social Aspects. Psychological Aspects.
1 INTRODUÇÃO
Com a perspectiva de estudo do desenvolvimento humano a partir do modelo do ciclo vital ganhou-se uma maior amplitude e entendimento das fases pelas quais passam as pessoas. Uma das fases muito trabalhada é a adolescência, já que é composta por conflitos, questionamentos, busca de identidade, conquistas e, até, perdas da infância. (MOREIRA et al, 2008).
A adolescência segundo Yazlle (2006) é um período de transição entre a infância e a idade adulta que envolve grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais. Esta fase merece atenção, pois esta transição entre a infância e a fase adulta pode resultar ou não em problemas futuros.
O inicio da adolescência gera a oportunidades de crescimento, não apenas em dimensões físicas, mas também em competência cognitiva e social, em autonomia, autoestima e em intimidade. Esse período também apresenta algumas vulnerabilidades, a exemplo da possibilidade de uso de drogas, evasão escolar, gravidez precoce e parto prematuro, dentre outros. (MOREIRA, 2008).
Além das transformações físicas, a adolescência é marcada pelas descobertas e pela busca de superação de obstáculos. Novas experiências ocorrem, já que o universo do adolescente se amplia em relação ao que tinha na infância.