Rep Blica Velha
- Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. A monarquia é derrubada.
- Marechal Deodoro da Fonseca assume como primeiro presidente da República.
- Poder econômico e político nas mãos das oligarquias paulista e mineira.
- Após a renúncia de Deodoro em 1891, assume a presidência outro militar: Floriano Peixoto.
- Primeira Constituição Republicana Brasileira é promulgada em 1891: voto aberto, presidencialismo, manutenção de interesses das elites agrárias, exclusão das mulheres e dos analfabetos do direito de voto.
- Política do Café-com-Leite: alternância no poder de presidentes mineiros e paulistas.
- Região Sudeste é privilegiada nos investimentos federais, principalmente os setores agrícola e pecuário.
- O café é o principal produto brasileiro de exportação.
- Aumento da imigração europeia (italiana, alemã, espanhola) para servir de mão-de-obra nas lavouras de café do interior paulista.
Guerra dos Canudos
A guerra dos Canudos ocorreu nos primeiros tempos da República. Aconteceu no interior da Bahia, entre 1893-1897. A principal causa destes conflitos foi às condições sócias e as geográficas da região. As características geogr. ficam e as condições sociais da região do nordeste formaram um conjunto de motivos em qual levou a um conflito, conhecido como a guerra dos canudos. Toda a região era composta por latifúndios, ou gigantes pedaços de terra improdutivos. E as terras eram grandes demais para poucos proprietários de terra, ou coronéis. Os participantes eram os conselheiristas, e as tropas federais e estaduais. O capitão era o Virgílio Pereira de Almeida, o tendente foi o Manuel da Silva, o major foi Febrônio de Brito, o coronel foi António Moreira e o General, Arthur Oscar. Os objetivos dos revoltosos eram lutar pela terra e para que uma comunidade seja igualitária. Eles queriam melhores condições de vida, melhores empregos justiça social, liberdade, educação e igualdade. O governo tentou acabe com todos os revoltosos