Rep Blica De Nauru
Nauru
Alunos: Melissa Fiuza (30) e João Vitor Vieira (22)
Série: 9º 01 M
Sede: Washington Soares
Professor: Yuri Sabóia
Um breve histórico
Nauru, o menor país insular do mundo, cabe toda em uma única foto. Só na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, caberiam 20 Naurus.
Durante 90 anos isso não foi um problema. Embora diminuto, Nauru teve a sorte de situar-se numa ilha repleta de fosfato. Viveu da exportação desse minério por quase todo o século XX, e seus habitantes chegaram a desfrutar da segunda maior renda per capita do mundo. Ate que, depois de transformar 80% da ilha num mar de crateras, o país descobriu que sua fonte de renda estava perto de acabar. Nauru quase não possui terra fértil e praticamente tudo que se consome tem que ser importado. Inclusive água potável.
O governo fez o que pôde para escapar da inevitável bancarrota. Investiu em fundos internacionais, mas a má gestão e a corrupção o levaram à falência. Virou paraíso fiscal de dinheiro da máfia russa. Endividado e com 90% de desemprego, Nauru hoje depende de ajuda econômica da Austrália. Em troca, a pequena nação ocupa-se de reter os exilados políticos na terra dos cangurus.
Aspectos gerais
Nome Oficial: República de Nauru
Área: 21,2 km²
Capital: Yaren (Capital Administrativa)
População: 14 mil (estimativa 2010)
Nacionalidade: Nauruana Idioma: Naurense e Inglês (oficiais)
Governo: República Parlamentarista
Divisão administrativa: 14 distritos Continente: Oceania
Cidades Principais: Yaren, Denigomudo, Meneng e Aiwo IDH: 0,663 (1998) - médio Moeda: Dólar Australiano (US$) População: Aproximadamente 10 mil habitantes Expectativa de vida: 80