Reologia
O principal objetivo deste experimento foi, através da influência da velocidade de cisalhamento sobre a viscosidade, avaliar o comportamento reológico de amostras da área farmacêutica e classificá-lo como sendo um fluido newtoniano ou não -newtoniano, ou seja, verificar se amostra presente apresenta a mesma viscosidade independente do gradiente de cisalhamento aplicado ou se possui diferentes viscosidades dependentes desse gradiente. No caso, o fluido utilizado foi o óleo de girassol , porém foram avaliados também os comportamentos do creme hidratante e do leite de magnésia Phillips .
Materiais e Métodos
Os seguintes materiais foram utilizados no procedimento:
Reagentes:
Óleo de Girassol
Leite de Magnésia Mg(OH)2
Creme Hidratante
Vidrarias e equipamentos auxiliares:
BROOKFIELD DIGITAL VISCOMETER - Can-Am Instruments Ltd.
Sensor SC4-18
Termômetro Digital
Erlenmeyer
Béquer
Funil
Pipeta de Pasteur
Papel plástico (filme de PVC transparente)
Coletagem da amostra – Primeiramente foram medidos 8mL de óleo de girassol, e pesados em uma balança eletrônica, devidamente calibrada e instalada longe de fontes perturbadoras, por fim o óleo de girassol foi devidamente transferido para o guardleg do viscosímetro.
Viscosímetro BROOKFIELD – Para a obtenção dos dados, foi utilizado o Viscosímetro tipo BROOKFIELD, que é um viscosímetro cujo a base de funcionamento é a rotação. Os viscosímetros de rotação do tipo Brookfield são constituídos por um elemento rotante de forma cilíndrica ou em disco, inserido em um recipiente cilíndrico contendo o fluido do qual se deseja medir a viscosidade. É exercido um torque no elemento rotante para colocá-lo em movimento. Mede-se então o torque necessário para se chegar a uma determinada velocidade de rotação, e este torque é dependente da viscosidade do fluido. A faixa de medição típica vai de 5 a 400000 cP.
Para uma maior eficácia dos resultados, foram seguida todas as etapas, assim como orientado