reologia de materiais compositos
PMT2415 – Reologia dos Polímeros
Reologia de Materiais Compósitos: Nanocompósitos de Matriz Polimérica e Grafeno
Profa Ticiane Sanches Valera
Grupo 3
Bruna Farina Lolli
Gabriela Ferrante Rijo de Oliveira
Gabriella Morelli Vezzá
Marina Ciconelli Del Guerra
São Paulo
2014
Sumário
1. Introdução Teórica
2. X
3. Y
4. Z
5. B
6.
1. Introdução
1.1 Materiais Compósitos
Compósitos são formados pela combinação de dois ou mais materiais que possuem propiedades físicas e químicas distintas mas quando misturados formam um composto com propiedades únicas e muitas vezes diferentes das propiedades originais.
É constituído por uma fase matriz, que tem por objetivo suportar a carga, absorver e distribuir as tensões e conferir resistência ao material quando em compressão, e uma fase dispersa, que deverá melhorar o desempenho mecânico e modificar propiedades da matriz.
A fase matriz do compósito pode ser, dependendo das propiedades que se deseja obter, metálica, cerámica ou polimérica. Sendo a última mais utilizada devido à sua facilidade de processamento, baixa densidade e versatilidade.
A fase dispersa pode ser classificada em três principais morfologias: reforço particulado, estrutural e fibroso. Essa morfologia influe diretamente nas propriedades finais do material. Em outras palavras, as propriedades de um material manifestam-se a partir de um determinado tamanho, chamado de crítico, o qual irá depender do material e da propriedade desejada. Uma vez que as partículas desse material estão abaixo do tamanho crítico, a propriedade se torna diferenciada. Portanto, o uso de materiais na fase dispersa em escala nanométrica pode conferir propriedades muito importantes ao compósito, no caso, nanocompósito.
1.2 Materiais Nanocompósitos