René descartes
O filósofo e matemático René Descartes (1596 - 1650),nasceu em uma familia nobre seu pai era advogado e tinha título de escudeiro (1° grau de nobreza),sua mãe morreu quando ele tinha apenas 1 ano de vida,vítima de complicações pós-parto.Sempre manteve contato com seu pai,mas devido a sua frágil saúde foi criado por sua avó.
Estudou em uma escola jesuita,com formação filosófica e científica,mas se "encontrou" no espírito renascentista,baseado nas últimas descobertas e inovações científicas e culturais.Cursou direito a mando de seu pai,na Universidade de Poitiers,depois de se formar entrou para o exército e ficou amigo de seu grande incentivador,o médico Isaac Beckman (admirador de física e matemática).
Quando estava finalizando o seu Tratado sobre o mundo e sobre o Homem ,ficou sabendo da condenação de Galileu e como já sabia da prisão de Campanella e da mortena fogueira de Giordano Bruno,resolveu não publicar o seu trabalho.
Em 1620 renuncia à carreira militar e publica o discurso do método,que afirma que qto mais se estudava,mais se percebia sua ignorância.
Em em 1637 teve uma filha,Francine,com Heléne Jans que faleceu aos 5 anos,ele a amava muito e sua perda o afetou demais,fazendo com que ele escrevesse Meditações.
Descartes criou a geometria analítica,determinando um ponto do espaço no plano cartesiano,uniu a álgebra e a geometria.Ele também introduziu alguns discursos de óptica. Aplicou o raciocínio matemático nas regras de seu método. Pois era preciso usar a razão para se chegar à verdade universal. Ficou conhecido como o fundador da filisofia moderna ,pois acreditava q sempre devemos seguir em frente. Ele deu quatro régras do método: a) jamais acolher algo como verdadeiro, a não ser que seja absolutamente evidente, e não acolher no juízo o que não seja claro e indubitável. É a regra da evidência. b) a segunda regra, que tem um jeito matemático , diz para dividir as dificuldades em quantas partes