René descartes
René Descartes nasceu em 1596 em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris (hoje Descartes), no departamento francês de Indre-et-doire. A sua mãe, Jeanne Brochard, morreu quando ele tinha um ano. Com oito anos, ingressou no colégio jesuíta Royal Henry-Le-Grand, em La Flèche. O curso em La Flèche durava 03 anos, tendo Descartes sido aluno do Padre Estevão de Noel, que lia Pedro da Fonseca nas aulas de lógica, a par dos Commentarii. Descartes reconheceu que lá havia certa liberdade, no entanto no seu Discurso sobre o Método declara sua decepção, não com o ensino da escola, mas com a tradição escolástica, cujo conteúdo considerava confusos, obscuros e nada práticos. É considerado um dos mais célebres filósofos, físico e matemático da História. Seu trabalho, embora visto atualmente com algumas limitações, influenciou e ainda influência diversas áreas da Ciência – desde a Física e a Matemática até a Psicologia, a Botânica, a Biologia e a Medicina.
Aos 22 anos conheceu então Isaac Beckman, quando se integrou no exército do Príncipe Maurício de Nassau e foi enviado à Holanda, que o influenciou fortemente no estudo da matemática. Na época, o inquietavam os métodos dos geómetras gregos para chegar a conclusões sem um sistema fundamental. Por isso, Descartes propôs corrigi-los, mediante a utilização de linhas e figuras tridimensionais em um gráfico.
Sendo assim, ainda que conservasse as regras da geometria euclidiana, combinava a álgebra e a geometria, até então considerados como independentes, para formar uma nova disciplina matemática: a geometria analítica. Em 1629 decidiu viver definitivamente na Holanda, onde estudou Ótica, Física, Química, Anatomia e Medicina.
Ainda em 1629 começa a redigir o Tratado do Mundo, uma obra de Física na qual aborda a sua tese sobre o heliocentrismo. Nessa época, toda a cidade de Paris esperava com grande curiosidade a obra de Descartes que, sabendo que a Inquisição havia condenado Galileu por atrever-se a defender a