René Descartes
René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Seu trabalho revolucionário ocorreu na área da filosofia e da ciência, mas também obteve sucesso na área da matemática por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, - fato que originou a geometria analítica e o sistema de coordenadas – ele foi uma das figuras-chave na Revolução científica.
Descartes é considerado um dos pensadores mais importantes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele.
René se graduou em direito em 1616, pela Universidade de Poitiers, no entanto nunca exerceu o direito, e foi para a Holanda, para se alistar ao exército, com a intenção de seguir carreira militar, porém 1 ano mais tarde, viajou para a Alemanha, e logo após mudou-se para Paris.
Em 1629 começa a redigir o Tratado do Mundo, uma obra física na qual aborda sua tese sobre o heliocentrismo (teoria na qual diz-se que o sol é o centro do universo), porém, em 1633 quando Galileu é condenado pela Inquisição, Descartes abandona seus planos de publicá-lo.
Quatro anos mais tarde, publicou três pequenos tratados científicos: A Dióptrica (livro em que apresenta vários desenhos baseados nas leis da reflexão e da refração, com os quais ele tentava entender como o olho humano formava as imagens, além de conter um estudo sobre novos instrumentos ópticos), Os Meteoros (é o primeiro livro que tenta colocar o estudo do tempo em bases científicas; busca uma explicação científica sobre o tempo e inclui uma explicação sobre o arco-íris, porém muitas destas colocações estão erradas), e A Geometria (livro em que introduz as famosas “coordenadas cartesianas”, e lança os fundamentos da moderna geometria analítica usando a noção algébrica para tratar os problemas geométricos).
Em 1641 aparece sua obra filosófica e metafísica mais