René Descartes Educação
Curso: Filosofia Professor: Alberto Nery
Matéria: Filosofia da educação
RENÉ DESCARTES
(EDUCAÇÃO)
COMPONENTES:
DAIANE CRUZ
MARIZA CARVALHO
MIRIAN LIMA
FEIRA DE SANTANA
AGOSTO/2013
Introdução
O Discurso do Método é um livro que enfatiza um método para saber a verdade, e não buscar o que é a verdade. É com certo receio que o filósofo publica o seu Discurso; porque, na época, criara um “Tratado do Mundo” onde queria falar algumas verdades que descobriu, mas, por conta de Galileu Galilei, que foi condenado por suas ideias, preferiu guardar seu Tratado para expor depois do Discurso. Descarte traz consigo a desconfiança de suas descobertas e defende a ideia de que bom senso é o mesmo que razão. Ele pensa que se pusermos tudo em dúvida, pode-se chegar posteriormente a novas conclusões, ou seja, descobrir o que é conhecimento. No decorrer de seu livro, o filósofo apresenta as quatro regras do método dedicam-se ao máximo em encontrar a verdade. “Penso, logo existo”, com essa afirmação nasce à primeira certeza. Descartes sabe que não é perfeito, porque usa a dúvida para chegar a uma conclusão. Um ser perfeito não duvida o que leva a uma segunda certeza, a de que Deus existe. O motivo de ter escrito em francês era de causar um maior impacto, já que uma maior quantidade de pessoas iria ter acesso, pois era uma língua mais comum.
Bibliografia de René Descartes
Descarte é considerado pela historiografia filosófica como um dos maiores pensadores modernos. Foi ele quem lançou as bases da filosofia e da ciência moderna.
René Descartes nasceu em 1594 na França, em uma família de burgueses enobrecidos pelo exercício dos ofícios. Estudou num dos melhores colégios instituídos pelos Jesuítas, o Colégio La Flèche, fundado em 1604, onde Descarte entrou em 1606. Morreu em 1650, junto a sua amiga, a rainha Cristina da Suécia.