renovação e conservadorismo no seso
O MR veio se desenvolvendo no interior do Seso desde 1965 na America Latina.com a crise da ditadura e a reconquista dos direitos políticos ,o Seso se posiciona contra o conservadorismo.a autora pretende analisaro que se renovou e o que se conservou no Seso pós MR.
Parte 1,
1.A autora pretende dissertar sobre as origens do Seso.Diz que ate hoje a pratica profissional ainda preserva traços conservadores.Em 1930,ocorre o movimento de “reação católica”.Frente a crescente secularização da sociedade, a Igreja vai tentar recuperar áreas de influencia e privilégios perdidos.Orientada diretamente pela hierarquia,começa a qualificar seu quadro intelectual laico para evangelizar a sociedade.A Igreja conta com uma rede de entidades para ajuda-la no processo de mobilização do laicato (ex.Centro D Vital, Circulos Operarios..).Diz que precisa recristianizar a ordem burguesa e exorciza-la do liberalismo.
Em 1920, ocorrem os grandes movimentos operários ,colocando em evidencia a QS e obrigando o Estado, a Igreja e as classes dominantes a se posicionarem diante dela.
Igreja-vai lidar com a QS de acordo com os preceitos das encíclicas papais.Para ela, a QS antes de ser politica e econômica é moral e religiosa.Vai se utilizar de grupos sócias básicos(família) para recristianizar a sociedade.Alega que quer livrar o operário do perigo socialista.Vai procurar harmonizar as classes em conflito através do comunitarismo cristão .Combate o socialismo e substitui o liberalismo pelo comunitarismo cristão.
A intervenção do Estado e legitima ,já que ele deve servir ao bem comum.Vai impor limites legais ao excesso de exploração .
O Seso vai surgir no meio das classes dominantes ,militantes da Igrejas.As militantes católicas vão entrar em contato direto com o ambiente operário.O Seso aparece as militantes como uma alternativa profissionalizante de suas atividades de apostolado social.O Seso se via diferente da caridade tradicional(mera reprodutora da pobreza).Propunha uma