Renoir
O despertar do artista
Nascido em 25 de fevereiro de 1841 na cidade de Limoges, na França, Auguste Renoir mostrou interesse pelas artes plásticas desde sua infância. Filho de um alfaiate e uma costureira mudou-se em 1845, junto com os pais, para Paris. Ainda quando criança trabalhou em uma indústria de porcelana em Paris como decorador. Aos 18 anos, o artista plástico começou a decorar e pintar persianas e leques.
No ano de 1862, Auguste Renoir começou seus estudos na Academia de Belas Artes.
Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de fato, teve um período de rebeldia diante das obras de seus amigos, no qual se voltou para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série Banhistas.
A sua primeira obra A Esmeralda.
A sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette (1876), em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra refrescante de algumas árvores, aqui e ali intensamente azuis.
Influências
No ano de 1862, Auguste Renoir começou seus estudos na Academia de Belas Artes e, em seguida, na academia do pintor suíço Charles Gabriel Gleyre. Lá, conheceu Claude Monet e Alfred Sisley, além de outros artistas famosos da época de quem tirou inspiração para seus trabalhos. De Monet (o mais célebre entre os pintores impressionistas[), Renoir recebeu influências no tratamento da luz, e o trabalho com as cores, foi influência de Delacroix.
Estilo Artístico
Com cores brilhantes e fortes, além de texturas e linhas harmônicas, o trabalho de Renoir era marcado por um sentimento lírico, além da representação de formas humanas individuais, em grupo ou de paisagens.
Carreira
O artista fez sua primeira exposição, sem muito reconhecimento, em Paris no ano de 1864. No ano de 1874, finalmente, Renoir recebeu reconhecimento com a primeira