Renha
GRANGE, Luciana; CARAMORI, Lázara Campos; KLEIN, Tânia Aparecida da Silva; SOUZA, Ogle Beatriz Bacchi de; ARANTES, Olivia Marcia Nagy; SIQUEIRA, Jose Eduardo de.Educação, Violência e Bioética sob a Ótica do Estudante Secundário Brasileiro. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, IX, n. 32, ago 2006. Disponível em http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=123 3 Acesso em jul 2012.
Luciana Grange Possui Graduação em Engenharia Agronômica (1998) e Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2001), Doutorado em Genética pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2005) e Especialização (2004) e Pós-doutorado (2006) em Bioética pela UEL. Atualmente é Professora nos Cursos de Tecnologia em Biotecnologia, Biocombustíveis e Aquicultura e nos Cursos de Biologia e Veterinária da UFPR Campus Palotina. Bolsista de pós doutorado em Bioética/CNPq/UEL. Atualmente reside em Palotina e possui inúmeras obras publicadas em anuais e congresso, participação em projetos de pesquisa, domina a língua espanhola, inglês e italiano. Dentro de seu vasto currículo encontrasse um livro intitulado, Ética, Ciência e responsabilidade.
Em síntese os autores colocam que a educação deve ser promovida de maneira inovadora, através de novas metodologias, onde promova o desenvolvimento humano, na busca de tornar os alunos seres críticos e ativos na sociedade. Mas com a violência, drogas e preconceito torna se difícil inserir valores, como responsabilidade e compreensão do outro nos adolescentes, neste sentido entra a educação com ênfase em bioética, que pode proporcionar uma reflexão e conscientização para promover mudanças no coletivo. A autora propõe um trabalho que vise introduzir a bioética em discussões a respeito da violência escolar. Nesta perspectiva é ressaltado o papel da