Rendas certas
O processo de capitalização se concretiza através de pagamentos sucessivos em períodos diferentes, que visam a formação de um determinado capital, enquanto que o de amortização é viabilizado por meio de uma série de pagamentos (prestações), em épocas distintas, que objetivam, por sua vez, liquidar certa dívida.
A sucessão dos referidos depósitos ou de prestações, em períodos diferentes, que objetivam a formação de um certo capital, ou o pagamento de uma dívida qualquer, denomina-se de renda.
Se a renda possui um número finito de termos será chamada de temporária caso contrário é chamada de permanente.
Agora, se os termos da renda certa forem iguais é chamada de renda certa de termo constante ou renda certa uniforme; senão é uma renda certa de termo variável.
Finalmente, quando o período entre as datas correspondentes aos termos tiverem o mesmo intervalo de tempo , diz-se que a renda certa é periódica ; caso contrário é não periódica.
Exemplo
Um financiamento de casa própria é um caso de renda certa temporária, de termo variável (sujeito àvariação da TR) e periódica.Um financiamento de eletrodoméstico é um caso de renda certa temporária, de termo constante (você sabe quanto pagará de juros) e periódica.Já a caderneta de poupança pode seconsiderar como um caso de renda certa perpétua (pelo menos enquanto o dinheiro estiver à disposiçãopara aplicação ), de termo variável e periódica.
Rendas Certas de Termos Constantes
As rendas certas de termos constantes ou também chamadas séries periódicas uniformes podem ser divididas em séries postecipadas, séries antecipadas e séries diferidas.
As séries postecipadas são aquelas em que os pagamentos ocorrem no fim de cada período e não na origem, por exemplo, pagamentos de fatura de cartão de crédito.
Nas séries antecipadas, os pagamentos são feitos no início de cada período respectivo, por exemplo, financiamentos com pagamento à vista.
Nas séries diferidas, o período