Renato
2) A ação dos indivíduos sobre a natureza é expressa no conceito de forças produtivas. A estrutura de uma sociedade, para Marx, depende do estado de desenvolvimento de suas forças produtivas e de outro conceito que lhe é interdependente. Qual é este conceito e qual o seu significado? Que relação é possível fazer com os conceitos de “estrutura” e “superestrutura”? (2,0)
Relações sociais de produção O conceito de relações sociais de produção refere-se às formas estabelecidas de distribuição dos meios de produção e do produto, e o tipo de divisão social do trabalho numa dada sociedade e em um período histórico determinado. Ele expressa o modo como os homens se organizam entre si para produzir; que formas existem naquela sociedade de apropriação de ferramentas, tecnologia, terra, fontes de matéria-prima e de energia, eventualmente de trabalhadores; quem toma decisões que afetam a produção; como a massa do que é produzido é distribuída, qual a proporção que se destina a cada grupo, e as diversas maneiras pelas quais os membros da sociedade produzem e repartem o produto. O conceito de relações sociais de produção trata das diferentes formas de organização da produção e distribuição, de posse e tipos de propriedade dos meios de produção, bem como e que se constituem no substrato para a estruturação das desigualdades expressas na forma de classes sociais. O primeiro trata das relações homem/natureza e o segundo das relações entre os homens no processo produtivo.
3) Marx trabalha os conceitos de “consciência de classe” como uma superação à questão da “alienação”. Defina os dois conceitos e apresente como esta superação pode acontecer. (2,0)
4) Ruben Katzman traz no seu artigo “a dimensão espacial nas políticas de superação da pobreza urbana” um debate sobre perspectivas de superação da pobreza. No entanto,