Renato Artigo Qr Code
São João da Boa Vista, 24 e 25 de setembro de 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Campus São João da Boa Vista
Gerador de QR Code para cartão de visita
Renato dos Santos Ribeiro1, Paulo Henrique C. Limeira 2 e Edson Duarte3
Introdução
O uso do desenho universal tem sido uma tendência global e tem por objetivo o aumento da acessibilidade ao maior número de pessoas possíveis, sejam estes indivíduos pessoas de necessidades especiais (PcDs) ou não [2 e 3]. Inúmeras tecnologias têm sido desenvolvidas de forma a facilitar o acesso a informação de forma rápida e prática, dentre estes, o QR Code tem sido uma das tecnologias mais bem sucedidas nesta área, sendo bastante utilizado por pessoas e empresas para armazenar informações pessoais ou sobre determinados produtos de uma empresa [1, 4 e 5].
O QR Code é um código gráfico capaz de armazenar informações em código binário, dependendo da sua configuração pode ser armazenado até 23.648 bits [4 e 5] em uma dimensão de 30,09 x 30,09 mm, onde cada módulo que é formado por 4 DOTZ e possui a dimensão de 0,17mm.
Inicialmente, o QR Code foi projetado para suprir necessidades da industria automotiva japonesa de controle de estoque e produção, porém devido a difusão e o aprimoramento dos celulares ele rapidamente se popularizou, tornando-se cada vez mais comum, não só no Japão, mas em todo o mundo [4]. O QR
Code está sob patente da DENSO WAVE INCORPORATED e tem uso livre, ou seja, não é necessário pagar para gerá-los ou lê-los [4 e 5].
Atualmente existem inúmeros softwares gratuitos para leitura dos QR Codes, assim, com a tecnologia disponível atualmente este código é facilmente reconhecido pelos dispositivos móveis celulares e a informação armazenada é rapidamente acessada pelo usuário final.
A proposta deste trabalho é implementar um algoritmo que gere um QR Code para armazenamento de um endereço da web, com tamanho e qualidade adequada