renato aragão
O cearense fez a primeira aparição na TV aos 25 anos, no programa "Vídeo Alegre", da TV Ceará. Em 1964, o comediante foi para TV Tupi para participar do "Manda Brasa". Daí o artista não parou mais. Passou ainda pela emissora TV Excelsior, em que atuou com o amigo Dedé no programa "Didi e Dedé" (1965); na Record fez "Praça da Alegria" (1969); e voltou para TV Tupi, em 1974, onde criou o sucesso "Os Trapalhões". Três anos depois, o seriado foi para a TV Globo, sendo exibido até 1995.
Em 1991, Renato Aragão se tornou o embaixador e representante da Unicef no Brasil. Ainda naquele ano, ele escalou o Cristo Redentor para beijar a mão da estátua de 38 metros de altura e agradecer pelos 25 anos do grupo "Os Trapalhões".
O comediante está casado com a fotógrafa Lilian Taranto, com quem tem uma filha, Lívian Aragão, nascida em 1999. Do primeiro casamento, que durou 34 anos, com Marta Rangel, ele tem quatro filhos: Paulo, Ricardo, Renato Jr. e Juliana.
Na TV Globo, o artista criou "A Turma do Didi", em 1998, no qual trazia um novo formato e novos personagens. Dez anos depois, Dedé voltou a atuar com o amigo. Renato apresenta também, desde 1986, o especial "Criança Esperança". O programa, que é em parceria com a Unesco, tem como objetivo levantar fundos para ajudar projetos, que envolvem crianças, em todo o Brasil.
Além disso, o apresentador tem uma produtora chamada Renato Aragão Produções Artísticas, que é responsável por criações de filmes, programa de televisão e shows. No cinema ele já atuou em mais de 45 filmes, a maioria produzida pela a empresa dele. Dentre tantos filmes, o que mais se destaca é o com a participação de Xuxa, "A Princesa Xuxa e Os Trapalhões" (1989); e "Os Trapalhões e o Rei do Futebol", com