Renascimento
A santificação é um dos aspectos da salvação. A santificação é uma prova de nossa justificação. O pecado resultante da queda de Adão corrompeu todas as faculdades humanas (Isaías 1.5,6). Mas, o Senhor Jesus veio para endireitar as veredas daqueles que se propõe servi-Lo (Salmo 16.11).
A SANTIDADE E A SANTIFICAÇÃO -Existe uma certa diferença entre santidade e a santificação. A santidade é um estado; a santificação é um processo. O crente deve experimentar tanto um como o outro (Hebreus 12.10,14). Como exemplo pode-se entender melhor: o crente segue por um caminho – a santificação (Hebreus 12.14); ele está sempre em etapa deste mesmo caminho – a santidade (Efésios 4.24).
O Que Se Pode Falar Sobre a Santidade - A santidade de Deus é um estado intrínseco e perfeito (Levitico 11.45; 19.2; 20.26). A santidade crente é situação relativa. Isto é provado quando se lê os registros na Bíblia sobre homens fiéis.
1)- Isaías era um homem fiel ao Senhor; mas, ao contemplar a santidade divina, achou-se impuro e sentiu que iria perecer (Isaías 6.3,5)
2)- Jó, da mesma forma, reconheceu a grandeza da santidade de Deus, diante de uma revelação divina (Jó 42.5,6).
3)- Ezequiel, o profeta, caiu sobre seu rosto, diante da glória do Senhor (Ezequiel 1.28);
4)- O apóstolo Paulo que disse: “sede meus imitadores como também eu sou de Cristo” (I Coríntios 11.1), reconhecendo a grandeza da santidade de Deus, achou-se como o principal dos pecadores (I Timóteo 1.15);
5)- A reação do aposto João ante a glória e a santidade de Deus, foi de desfalecimento, caindo como morto (Apocalipse 1.17). A santidade de Deus é, pois incomparável (I Samuel 2.2); é perfeita e inspiradora (Salmo 99.2,3); refere-se à sua excelência moral (I Pedro 1.15); deve ser imitada (Levítico 11.44).
O Que Significa Santificação
O termo santificação significa separar-se, consagrar-se. É um processo que leva o crente a tornar-se uma pessoa dedicada, santa, envolvida com o que diz respeito a Deus. Assim