renascimento
O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo. Apesar de revolucionária no período em que surge, esta concepção da vida não era completamente nova, pois já a antiga civilização greco-romana defendia a liberdade e dignidade do Homem procurando criar o "Homem ideal" do ponto de vista cívico, intelectual e físico. É devido a este "renascer" da cultura clássica que se dá o nome de Renascimento. A esta valorização do Homem através da imitação dos modelos clássicos greco-romanos é dado o nome de Humanismo.
Literatura:
A literatura do Renascimento deu destaque à personalidade individual. Novas formas, como os ensaios e as biografias, tornaram-se importantes. A maior parte da literatura medieval fora escrita em Latim. A literatura renascentista também foi marcada por uma forte crítica social nas obras literárias e no sentimento anticlerical, isto é, muitas obras criticava a Igreja Católica. O campo literário foi decisivamente favorecido pela invenção da impressão por Johann Gutenberg, em 1450, sendo importante para a propagação das obras clássicas e das obras renascentistas e dos ideais humanistas do Renascimento literário.
Principais características:
●Ordens Arquitetônicas ● Arcos de Volta-Perfeita ●Simplicidade na construção ●A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas ●Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares).
Principais características na pintura:
●Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções