Renascimento
Gerson de Sousa1
RESUMO
Este apresenta um resumo sobre o estudo do renascimento, em foco alguns dos mais importantes e marcantes acontecimentos pós medieval, a libertação física/cientifica e cultural do homem para os adventos do mundo, principalmente o cientifico, nascendo assim o iluminismo, o renascimento do ser social.
Palavras chave: Renascimento, homem, ciência e cultura
ABSTRACT
This summarizes the study of the Renaissance, focusing on some of the most important and memorable events Post medieval, release physical / scientific advents of man to the world, mainly scientific, born so the Enlightenment, the Renaissance is social.
Keywords:
INTRODUÇÃO Vivendo sob uma vida dogmática imposta pela igreja onde o teocentrismo era algo imperativo, o homem existia em uma época obscura onde ate mesmo o conhecimento era negado para todos, com exceção àqueles que tinham a vida ao religioso. O neoplatonismo, nome dado à capacidade humana sobre questionar-se dos acontecimentos do mundo, não se excluindo totalmente Deus de sua razão, os privilégios do humanismo também se destacava em suas obras, representando em quadros e esculturas a vida cotidiana do homem, principalmente as formas humanas, onde o nu ia de frente contra as doutrinas religiosas, o naturalismo, esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.
RELIGIÃO A revolução cultural estabelece as bases intelectuais do mundo moderno. Tudo isso graças a um longo processo de produção cultural, desde a Baixa Idade Média que culminou com o Renascimento. O alcance do movimento renascentista é extremamente visível nos dias atuais e é caracterizado por Nicolau Sevcenko não como uma ruptura com a Idade Média, mas sim como o florescimento de um longo processo. Tomando como base as ideias desse autor podemos destacar aspectos importantes sobre o movimento renascentista como