RENASCIMENTO,UTOPIA E TRATADOS
E TRATADISMO
AMANDA ZORZI
ANGELO NETO
FELIPE GARCIA
JONATHAN SPROGE
JUIANE THAIS
ESSENCIA DO CLASSICISMO – John
Summerson
Arquitetura classica (Grécia e Roma)
Como se desenvolveu a natureza e o uso da arquitetura como linguagem herdada de Roma e comum a quase todo o mundo civilizado durante os séculos seguintes até a época atual.
“Um edifício clássico é aquele cujos elementos decorativos derivam direta ou indiretamente do vocabulário arquitetônico do mundo antigo.”
Os cinco tipos padronizados de colunas
(Roma) e o “frontão”
(Grécia) são exemplos desses elementos.
Um edifício com proporções clássicas mas sem atributos associados a arquitetura classicista, ainda sim, pode ser considerado clássico?
Pórticos da Catedral de Chartres
CONTEXTO HISTÓRICO DO
RENASCIMENTO
Século XV e XVI
Visão de atraso com relação à idade média
Os conceitos renascentistas com relação a cultura, a arte, a racionalidade e a ciência renovaram a aplicação de outras técnicas valorizando os princípios matemáticos e trouxeram um cenário de mudanças comparado à época medieval.
Transição do feudalismo para o capitalismo
Transformações evidentes na cultura, sociedade, economia, politica e religião. O declínio do feudalismo e a origem do capitalismo foram, em grande parte, dois fenômenos históricos independentes, apesar de se desenrolarem simultaneamente. Foi do campo que nasceram as bases materiais para a indústria e, ao mesmo tempo, a experiência do comércio nas cidades criou a sofisticada relação de troca monetária, que foi a base do crédito e do sistema financeiro que se desenvolveu posteriormente.
Renascimento cultural
As mudanças do período renascentista na parte cultural, eram direcionadas ao humanismo e ao naturalismo, com manifestação incialmente projetada na região italiana da Toscana (Florença e Siena)
Valorização Do Ser Humano
Condenação à ganância da igreja