RENASCIMENTO LEONARDO DA VINCI
INTRODUÇÃO
A história renascentista marca um processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Para os homens desse período, a verdadeira cultura encontrava-se na antiguidade.
Esse período propõe o retorno a alguns valores clássicos, onde se buscava a superação com o auxílio da criatividade, por isso Leonardo da Vinci, ficou descrito como o símbolo do homem renascentista. Com sua curiosidade insaciável e capacidade de invenção, se destacou como cientista, engenheiro, inventor, matemático, anatomista, pintor, escultor, botânico, poeta e músico.
Leonardo di Ser Piero da Vinci, nasceu em 5 de abril de 1452, em uma aldeia Toscana. Foi aprendiz em uma importante oficina de Florença, a do pintor e escultor Andréa dei Verrocchio. A preocupação de
Verrocchio
era expressar a mobilidade vital da figura humana, que foram elementos importantes na formação artística de
Leonardo. Nessa fase ele estudou anatomia humana, participando da dissecção de corpos, fazendo observações e notas, movido por sua grande curiosidade. Na
Fig. 1 - Possível Auto-Retrato de
Leonardo da Vinci. oficina foi introduzido nos segredos técnicos do trabalho de fundição e tarefas
Fig. 2 – Estudo de anatomia do tronco. metalúrgicas, aprendeu sobre a óptica da perspectiva e o uso das cores. “Sempre que deparava com um problema, não confiava nas autoridades, mas tentava realizar um experimento que o resolvesse. Nada existia na natureza que não despertasse a sua curiosidade e não desafiasse o seu engenho.” (GOMBRICH, 1978)
Poucas obras de Leonardo foram concluídas, “o gênio desperdiçava seu tempo deslocando se de Florença para Milão, de Milão para Florença a serviço do notório aventureiro César Bórgia, depois Roma e, finalmente, a corte do Rei Francisco I de França, onde morreu em 1519, mais admirado do que compreendido”. (GOMBRICH, 1978)
No decorrer do trabalho, descreveremos algumas de suas importantes obras.
3
A CELEBRAÇÃO DO