RENASCIMENTO CULTURAL
LITERATURA
1) INTRODUÇÃO:
O que é o RENASCIMENTO CULTURAL LITERÁRIO:
- Um movimento surgido na Itália, por volta dos século XIV e difundindo por toda a Europa até aproximadamente o Século XVII, e um dos seus objetivos principais foi o de de reviver a literatura clássica Greco-Romana (o de Renascer a antiga Cultura esquecida durante a Idade Média).
- O próprio termo Renascentista foi cunhado pelos Contemporâneos do movimento e pretendiam buscar o renascer da cultura Greco-romana, até então desaparecida na Idade Média.
2) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
A literatura tenta recuperar a Antiguidade Clássiva através da retomada de seus modelos artísticos. Assim, a busca pela perfeição estética e apureza das formas, trazem de volta os sonetos, a ode, a elegia, a écloga e a epopéia, inspirados em Homero, Platão e Virgílio.
a) Antropocentrismo: (homem no centro) – Valoriza o homem como ser racional.
b) Otimismo: o progresso consiste na capacidade do homem em resolver problemas.
c) Racionalismo: a razão humana é a base do conhecimento, e este é adquirido através de uma tentativa de descobrir pela experiência as leis que governam o mundo.
d) Humanismo: é valorização do ser humano enquanto agente modificador da natureza.
e) Hedonismo: Valorização dos prazeres sensoriais, opondo a ideia medieval de associar o pecado aos bens e prazeres materiais.
f) Individualismo: a afirmação do artista como agente criador individual de sua obra.
g) Inspiração na Antiguidade Clássica: busca por imitar a estética dos antigos autores gregos e romanos.
3) PRINCIPAIS AUTORES e suas obras:
Miguel de Cervantes: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha; Novelas Exemplares; Viagem de Parnaso; Oito comédias e oito entremezes novos nunca antes representados.
William Shakespeare: Romeu e Julieta; Hamlet; Rei Lear; Sonho de uma Noite de Verão; Otelo; Macbeth; Noite de Reis; A Tempestade; Megera Domada; Henrique V; A Comédia dos Erros;