Renan Colombo
Comunicação e Artes- Jornalismo 2º período
Professor Renan Colombo
Reflexões sobre a Mídia Ninja
1.Você considera que o trabalho feito pela Mídia Ninja pode ser classificado como Jornalismo? Justifique a resposta.
R: Pode ser considerado jornalismo sim. Cada um tem uma visão de como é feito o jornalismo, por mais que para uns esteja certo, para outros pode ser que esteja errado.
2. Bruno Torturra diz que uma das estratégias do grupo é ser financiado pelo público, via doações, assinaturas e ações de crowdfunding. Você acredita nesse modelo de negócio para o Jornalismo? Por quê?
R: Sim, eu acredito. Por que doações do público são importantes para algo que esta começando, para um jornal/revista que ainda esta em andamento. E quando o negócio já esta mais elaborado, passa de ser um crowfunding para publicidade.
3. A Mídia Ninja representa a chamada "superprodução" de conteúdo, em que a veiculação de informações não é mais exclusividade de jornalistas. Em sua opinião, esse fenômeno é benéfico ou prejudicial à profissão? Desenvolva a resposta.
R: A superprodução pode ser vista de duas maneias; Benéfico, por que o jornalista não consegue estar em todos os lugares, buscando informações o tempo inteiro, cobrindo matérias sempre, então é sempre bom outras pessoas ajudarem o jornalista a acrescentar informações para a população. Por outro lado é prejudicial, por que muitas pessoas passam informações equivocadas, incompletas ou acrescentam algo a mais para ter mais acessos. Então concordo em que o trabalho de informar a população seja exclusivo de jornalistas. Assim diminuiria o número de informações erradas e a valorização dessa profissão.
4. Uma das críticas feitas à Mídia Ninja é adotar um discurso de independência, embora receba verba pública, via editais de patrocínio. Você acha que esse tipo de financiamento compromete a imparcialidade? As críticas ao grupo são justas ou injusta? Embase a resposta.
R: Eu acho que este tipo