Ren Descartes
René Descartes, foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase "Penso, Logo Existo". È considerado um dos pensadores mais influentes da história humana, tendo fundado a filosofia moderna.
Nasceu em La Haye em 1596. Seu pai, Joachim Descartes, advogado e juiz, possuía terras e o título de escudeiro, além de ser conselheiro no Parlamento de Rennes, na Grã-Bretanha. Sua mãe, Jeanne Brochard, faleceu no terceiro parto, quando Descartes tinha apenas um ano de idade, por este fato, acabou sendo criado pela avó.
Formou-se em Direito pela Universidade de Poitiers. Dois anos depois, foi para a Holanda e se alistou no exército do príncipe Maurício de Nassau. A escola militar era, para ele, uma complementação da sua educação. Nessa época fez amizade com o duque filósofo, doutor e físico Isaac Beeckman, e a ele dedicou o "Compendium Musicae", um pequeno tratado sobre música.
Sua principal obra foi "O Discurso Sobre o Método", na qual apresenta o seu método de raciocínio, "Penso, logo existo", base de toda a sua filosofia e do futuro racionalismo científico. É um tratado matemático e filosófico, publicado na França em 1637 e traduzida para o latim em 1656. Em toda obra prevalece a autoridade da razão. Nessa ele expõe as quatro regras para se chegar ao conhecimento: nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal; os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente; as considerações devem partir do mais simples para o mais complexo; e o processo deve ser revisto do começo ao fim para que nada importante seja omitido.
Propôs fazer uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse fundamentada única e exclusivamente na verdade. Uma nova visão da natureza anulava o significado moral e religioso dos fenômenos naturais. Determinava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.
Escreveu ainda Meditações da Filosofia Primeira (1641) e Princípios de Filosofia (1644). Em 1649, trabalhou como instrutor da rainha Cristina na