Ren Descartes
René Descartes (1596-1650) nasceu no dia 31 de março em La Haye, França. Filho de Joachim Descartes, advogado e juiz, proprietário de terras, com o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza. Era também conselheiro no Parlamento de Rennes na vizinha cidade de Bretanha.
Descartes foi um filósofo e matemático francês, autor da frase "Penso Logo Existo". É considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. A sua preocupação era com a ordem e a clareza. Propôs fazer uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse fundamentada única e exclusivamente na verdade. Uma nova visão da natureza anulava o significado moral e religioso dos fenómenos naturais e determinava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.
René Descartes estudou no Colégio Jesuíta Royal Henry - Le Grand, estabelecido no castelo de La Fleche. Naquele tempo era o colégio mais prestigiado da França, com o objetivo de treinar as melhores mentes. Descartes estudou entre 1607 e 1615.
Formou-se em Direito pela Universidade de Poitiers. Dois anos depois, ingressou no exército do príncipe Maurício de Nassau na Holanda, onde conhece descobertas recentes da Matemática. Aos 22 anos, começa a formular sua "geometria analítica" e o seu "método de raciocinar corretamente". Acaba com a filosofia aristotélica adotada nas academias e propõe uma ciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno.
A sua obra principal foi "O Discurso Sobre o Método", em 1637, na qual apresenta a premissa do seu método de raciocínio, "Penso, logo existo", base de toda a sua filosofia e do futuro racionalismo científico. Nessa obra expõe as quatro regras para se chegar ao conhecimento: nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal; os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente; as considerações devem partir do mais simples para o mais complexo; e o processo deve ser revisto do começo ao fim para que