remédios quimica
Aula 1ː Sobre a Química dos Remédios, dos Fármacos e dos Medicamentos
Fármacos
Origem dos fármacos
Química medicinal
Geralmente temos por hábito chamar os fármacos de remédios. Entretanto, a origem da palavra latina remediare significando remediar e não curar, exige que hoje em dia nos habituemos a chamá-los de fármacos ou medicamentos, sendo a distinção ao nível do princípio ativo, i.e. fármaco, que uma vez formulado traduz-se no medicamento que utilizamos. Esta denominação é a mais correta por traduzir melhor o papel desempenhado pelos fármacos disponíveis no arsenal terapêutico moderno, capazes de efetivamente curar, mais do que remediar.
Aula 2ː A diversidade química das plantas como fonte de fitofármacos
Farmacognosia
Metabolismo secundário
Produtos naturais
Fitoalexinas
Os vegetais são fontes importantes de substâncias biologicamente ativas. A diversidade, em termos de estruturas e propriedades químicas, na qual essas substâncias ocorrem na natureza podem servir, para o desenvolvimento de um grande número de fitofármacos. Este artigo tem como objetivo mostrar como a química dos produtos naturais pode contribuir para a produção de compostos vegetais biologicamente ativos, com ênfase, especial, naqueles que apresentam propriedades farmacológicas.
Aula 3ː Química Medicinal - As bases moleculares da ação dos fármacos
Química Medicinal
As bases moleculares da ação dos fármacos
A Importância da Síntese de Fármacos
Fármacos sintéticos
Aspectos históricos da síntese de fármacos
Tendo em vista a importância dos fármacos de origem sintética dentro do mercado terapêutico, discutimos neste trabalho aspectos históricos da síntese de fármacos desde a aspirina®, primeiro fármaco sintético, evoluindo com outros exemplos de fármacos estruturalmente diversos, até um dos exemplos mais recentes, o sildenafil (viagra).
Aula 4ːFármacos e Quiralidade
Fármacos
Quiralidade
Síntese