remédios constitucionais
Bruno César Carrera
Cássio Ramos Neves
Charles Augusto Sérgio
Curso: Administração
Pólo: Franca/SP
Orientador: Profª Esp. Silvana Simão Baratto
RESUMO
Este trabalho tem por objeto analisar a importância do capital humano para o crescimento da empresa, pois o comprometimento dos funcionários com a organização é o retorno que as empresas têm pelo reconhecimento do valor do seu capital humano. As pessoas são a base que mantém as organizações, ou seja, é o maior legado de uma empresa, mesmo estando na fase da tecnologia e da informação. A metodologia adotada para a concretização deste estudo foi através de uma abordagem bibliográfica, revistas especializadas e internet.
Palavras-chave: capital humano, empresa, organização.
INTRODUÇÃO
Com o advento da globalização, as transformações são constantes no novo ambiente de mercado, assim as empresas precisam procurar soluções e suportes para desenvolver com eficácia e competitividade suas atividades. O interesse pelo capital humano tornou-se o diferencial nas organizações envolvidas neste processo de globalização.
Portanto, investir em capital humano tornou-se o objetivo essencial para o sucesso das empresas, onde passaram a perceber que a nova condição competitiva é a qualificação, a motivação e o engajamento do funcionário. O trabalhador está deixando de ser um simples “apertador de parafusos” para se tornar parte pensante, pessoas que ajudam as empresas com ideias e sugestões. O capital humano deixou de ser custo para se tornar grande fonte de lucratividade.
1. O CAPITAL HUMANO DA EMPRESA
Após a Revolução Industrial, a empresa passou a ter uma nova concepção a respeito do capital humano, pois passou a valorizar mais as pessoas e não mais o capital financeiro.
As empresas, em busca de se manterem mais competitivas no mercado e em virtude do crescimento econômico e de importantes mudanças no ambiente organizacional interno e externo, decidiram