Remuneração
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
REMUNERAÇÃO
SUZANA FARIAS DA SILVA
Rio de janeiro, abril 2011
SUZANA FARIAS DA SILVA
Aluna do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Castelo Branco
REMUNERAÇÃO
Trabalho de conclusão do curso (TCC) Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Castelo Branco como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.
Orientador: Cátia Regina França de Sousa Gaião e Silva
Rio de Janeiro, abril 2011.
I – INTRODUÇÃO
Ninguém trabalha de graça e nem investe sem esperar algum retorno seja financeiro ou reconhecimento pessoal, pessoas estão dispostas a se dedicarem as metas e objetivos esperando retorno significativo da organização, pelo seu esforço e dedicação. O elemento humano através do seu empenho é parte vital e imprescindível no desenvolvimento da empresa, e as recompensas oferecidas influenciam a satisfação dos funcionários.
Nos dias atuais, a administração moderna, inserida no mundo globalizado, tem como uma de suas preocupações, em meio a mudanças e crises econômicas, a difícil tarefa de adequar à realidade empresarial a remuneração apropriada para os seus colaboradores. No passado, o esforço era basicamente concentrado em pagar o salário que fosse devido ao cargo. Porém, com o passar do tempo, os administradores perceberam que necessitavam um maior comprometimento do pessoal com os destinos e o desempenho das empresas. Assim, os gestores, para conseguirem maior flexibilidade e alinhamento da remuneração com a estratégia do negócio, passaram a atribuir um peso maior às competências na definição de remuneração.
Segundo Chiavenato (2004, p. 300) “a remuneração não está relacionada com as exigências do cargo, mas com as qualificações de quem desempenha as tarefas”.
1.1 – APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
O