Remuneração variável
2- Horário flexível: permitir que o funcionário tenha flexibilidade em seu horário de trabalho. Os benefícios são: queda no absenteísmo, rotatividade, redução de gastos com horas extra, aumento de autonomia e responsabilidade do funcionário. A desvantagem é que não pode ser usado em qualquer trabalho. Rodízio de tarefas: alguns funcionários reclamam da rotina, assim o rodízio de tarefas irá permitir que o funcionário trabalhe em outras atividades, compatíveis com seu cargo e habilidade. O ponto negativo desse programa motivacional é a queda de produtividade. Emprego compartilhado: é uma prática recente que consiste em dividir as horas de trabalho com outro funcionário, ou seja, um trabalha de manhã e o outro a tarde por exemplo.
3- Objetivos da avaliação de desempenho: favorecer a adequação dos indivíduos aos cargos e à organização, identificar o estágio atual e as potencialidades de desenvolvimento profissional de cada empregado, gerar subsídios para a estruturação de programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal, proporcionar o levantamento de indicadores que possibilitem a definição de quais empregados deverão ser promovidos.
1- Segundo Chiavenato (1999), treinamento é um processo, focado no presente, que irá preparar o funcionário para que ele desempenhe as atividades do cargo de forma mais eficiente. Já o desenvolvimento é focado nos cargos futuros e busca desenvolver nos funcionários as capacidades requeridas para o cargo.
2- Segundo Bohlander, Snell e Sherman (2005) o diagnóstico das necessidades de treinamento pode ser feito em três níveis de análise: no nível da empresa, no nível da tarefa e no nível