Remuneração por desempenho
GESTÃO DE PESSOAS
PROFº. JANAINA FERREIRA
Avaliação e Remuneração por Desempenho
Carolina Luna
Cesar Henrique Calmon
Gabriela Melo
Priscila Pereira
Rafael Silva
Wellington Ribeiro
1 – Introdução
Nos últimos anos, a cultura organizacional em relação a recursos humanos vem passando por importantes mudanças. A própria expressão “recursos humanos” está sendo substituída por “gestão de pessoas”, valorizando os trabalhadores como pessoas e não como recursos.
As organizações buscam aprimorar sua forma de gestão de recursos humanos, atrair e reter talentos, alavancar desempenho e produtividade. Uma ferramenta para obter esses objetivos é integrar a Gestão por Competências e Remuneração por Competências. A idéia de ter um modelo de gestão consiste no desenvolvimento mútuo, ou seja, a organização, ao se desenvolver, desenvolve pessoas e estas, a organização.
2 – Definição
Avaliação por Desempenho e Remuneração é uma ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento; podendo premiar o funcionário pelo desempenho superior, vendo assim a remuneração como um fator que aperfeiçoa e impulsiona o processo de melhoria e aumento da competitividade.
A Avaliação de Desempenho traz 3 consequências principais: identifica as necessidades de qualificação, determinação de potencial e gestão da remuneração do funcionário.
3 – Análise das variáveis
O desempenho deve ser analisado a partir das seguintes competências e habilidades: competências técnicas, habilidades pessoais e habilidades comportamentais; no que se refere ao comprometimento, à atuação e contribuição que cada um teve para atingir os resultados esperados.
4 – Objetivos da avaliação por desempenho
Contribuir com o desenvolvimento das pessoas e com o sucesso da organização como um