Remuneração moderna
As organizações assim com o resto do mundo, estão passando por profundas modificações. O conceito de Remuneração Estratégica e seus divisores: a remuneração funcional, remuneração indireta, remuneração por habilidades e competência, estão sendo utilizados com frequência. A Participação nos Lucros e Resultados é usada por grandes empresas para motivar seus funcionários e assim fazer a empresa atingir seus resultados pré-determinados.
Remuneração estratégica
Segundo Minamide (2008), a remuneração estratégica representa um elo entre o funcionário e a nova realidade das organizações, deve se adequar às características da empresa e levar em conta o seu planejamento para o futuro, o funcionário deve se sentir valorizado contribuindo para o sucesso da organização e atingindo as metas estabelecidas.
O desafio para as empresas é saber definir que tipo de remuneração melhor se encaixa na filosofia da organização, e que melhor se enquadre dentro de seu quadro de funcionários.
Tipos de remuneração estratégica
* Remuneração funcional: Para Minamide (2008), plano de cargos e salários. É aplicado em empresas que crescem muito rápido em um curto espaço de tempo, onde existe desorganização. Esse sistema gera um equilíbrio e promove uma igualdade de salários dentro da empresa, gerando um sentimento de justiça entre os empregados. A remuneração funcional é composta da descrição dos cargos, avaliação de cargos e faixas de salários, política e pesquisa de salários.
* Remuneração indireta: Para Sebrae (2008),benefícios e incentivos. Os benefícios são formas que as empresas praticam de responsabilidade social como, por exemplo, seguro de vida, assistência medica ou complementação de aposentadoria. É uma forma de atrair e manter as pessoas na organização. Os incentivos ajudam a manter a consciência e a responsabilidade do trabalhador e podem ser oferecidos na forma de viagens, computadores, eletrodomésticos entre outros.
* Remuneração por