remuneração moderna
Resumo:
O Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR), muito difundido nas ultimas décadas e principal ferramenta utilizada para o comprometimento dos funcionários para os objetivos estratégicos das empresas.
1 Introdução
Determinar um salário pela base do sindicato ou pela média de mercado já está ultrapassado, o conceito de Remuneração Estratégica vem sendo usado com frequência e seus divisores como remuneração funcional, remuneração indireta, remuneração por habilidades e competência.
2 Remuneração Estratégica
Segundo Minamide (2008) deve representar um elo entre o funcionário e a nova realidade das organizações. O funcionário deve se sentir valorizado contribuindo para o sucesso da organização e atingindo as metas estabelecidas.
3 Tipos de Remuneração Estratégica
3.1 Remuneração Funcional
Esse sistema gera um equilíbrio com os salários praticados no mercado e promove uma igualdade de salários dentro da empresa, gerando um sentimento de justiça ente os empregados.
3.2 Remuneração Indireta
É conhecida como benefícios e incentivos. Benefícios como seguro de vida, assistência médica, ou complementação da aposentadoria. Os incentivos ajudam a manter a consciência e a responsabilidade do trabalhador e pode ser como viagens, computadores, eletrodomésticos, etc.
3.3 Remuneração por Habilidades
Esta remuneração é conhecida por ter como objetivo de valorizar os funcionários por sua capacidade e o aperfeiçoamento delas, neste tipo o que vale não é o cargo que o individuo ocupa, mas sim o uso de suas habilidades para o trabalho, os aumentos de salários estão vinculados ao processo de certificação.
3.4 Remuneração por Competência
A empresa que deseja implantar este modelo de remuneração deverá descobrir que habilidade e competências são essenciais para a organização.
4 Participação no Lucros e Resultados
Este modelo de remuneração visa alavancar os resultados da empresa através do comprometimento dos funcionários.
Silva