Remuneração estratégica
Trabalho acadêmico apresentado como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina Gestão de Pessoas II, pela FAMETRO – Faculdade Metropolitana de Fortaleza.
Orientadora: Professora Regina Raquel Filgueiras da Silva Rodrigues
FORTALEZA/CE
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1. CONCEITO DE REMUNERAÇÃO 5
2.2. OBJETIVOS DA REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA 6
2.3. NOVOS MÉTODOS DE REMUNERAÇÃO 7
2.3.1. REMUNERAÇÃO VARIÁVEL OU FLEXÍVEL 7
2.4. REMUNERAÇÃO POR COMEPETÊNCIA 8
2.5. PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA 10
2.6. PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS 11
2.7. REMUNERAÇÃO POR RESULTADOS 11
3. CONCLUSÃO 13
4. ANEXO I 14
5. FONTES BIBLIOGRÁFICAS 15
1. INTRODUÇÃO
O Sistema de Remuneração é um fator de suma importância que pode impactar não somente a área de Gestão de Pessoas / Recursos Humanos, mas a empresa ou organização em um contexto geral. Por isso, as organizações vêm modificando e aperfeiçoando o sistema de remuneração com o passar dos anos, buscando alternativas de recompensar seus empregados de acordo com as condições e o controle dos custos.
Um sistema de Remuneração consistente deve ser equilibrado e claro, para que os interesses da organização e do empregado sejam atingidos simultaneamente. O Plano de Cargos e Salários, por exemplo, é um sistema de remuneração fundamental em uma organização, pois estabelece uma estrutura sólida que define as atribuições e responsabilidades dos cargos, além dos níveis salariais.
Outro fator fundamental para os dias de hoje, devido às necessidades das empresas e dos funcionários, é a chamada remuneração total que contempla a remuneração básica, os incentivos salariais e os benefícios.
Contudo, para que um sistema de remuneração seja eficiente, deve está inter-relacionado com os demais sistemas que fazem parte da área de gestão de pessoas. A organização para que