Remedios
A fluoxetina é um antidepressivo oral também utilizado em casos de bulimia nervosa, conhecido comercialmente como Prozac, Fluxene, Verotina ou Eufor 20, sendo também encontrado como medicamento genérico.
Indicações da Fluoxetina
Depressão clinicamente diagnosticada; bulimia nervosa; Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC); Transtorno menstrual.
Contra-indicações da Fluoxetina
Não tomar associado com outros medicamentos da classe dos IMAO (Inibidores da Monoaminoxidase); não tomar durante a lactação; evitar o álcool e ter precaução no caso de diagnóstico de diabetes pois pode provocar hipoglicemia.
Efeitos Colaterais da Fluoxetina
Boca seca, dispepsia, náuseas, vômitos, diarréia, obstipação, alterações no paladar e anorexia. Não é aconselhada a suplementação de triptofano pois aumenta a intensidade desses efeitos adversos. Não consumir concomitantemente a erva- de-são-joão por ser prejudicial a saúde.
Cuidados de Enfermagem
Promover apoio psicológico e acompanhamento familiar durante o tratamento
Orientar o paciente a tomar o produto com um pouco de agua ou alguma alimentação
Estimular a ingestão alimentar e controlar a perda de peso
Nos pacientes idosos, a atenção quanto a dose e efeito adversos deverá se aumentada
Não utilizar a medicação durante a gestação ou lactação e em criança. No uso em gravivez suspeita ou confirmado o medico deverá ser informado.
Bula de Paroxetina (Pondera)
A paroxetina é um antidepressivo eficaz no tratamento dos sintomas e prevenção de recorrência da depressão, do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e da Doença do Pânico, além de estar indicada no tratamento da Fobia Social. A paroxetina (cloridrato de paroxetina) pode ser encontrada comercialmente como Aropax, Cebrilin ou Pondera, além da sua versão genérica.
Indicações da paroxetina
A paroxetina está indicada para o tratamento dos sintomas de doença depressiva de todos os tipos, incluindo depressão reativa e grave e depressão