remedio
O Diabetes Mellitus se configura hoje como uma epidemia mundial sendo um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo.
No Brasil, a hipertensão arterial e o diabetes são responsáveis, de longe, pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à diálise.
Diante desses dados, o Governo Federal viu a necessidade de criar um programa que, através de um sistema pudesse cadastrar e acompanhar pessoas hipertensas e diabéticas. Sendo assim, criou em 04 de março de 2002, através da Portaria nº 371/GM, o programa Hiperdia.
O Hiperdia é um sistema informatizado que permite cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, captados e vinculados às unidades de saúde ou equipes de Estratégia de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde – SUS, gerando informações para profissionais e gestores das secretarias municipais, estaduais e ministério da saúde.
Além do cadastro, o sistema permite acompanhar e monitorar de forma contínua a qualidade clínica da população assistida, garante o recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a médio prazo, pode se definir um perfil epidemiológico da população e consequentemente desenvolver políticas de saúde pública que levem à modificação do quadro atual e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Nosso município aderiu ao programa em julho de 2002 e desde então passou a cadastrar e acompanhar pessoas portadoras de hipertensão e diabetes. Hoje se estima que haja no município mais de 4700 pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e mais de 1000 com Diabetes Mellitus.