Rem Koolhas
Remment Lucas Koolhaas, mais conhecido como Rem Koolhaas, é um arquiteto holandês pós-moderno, fascinado pelo poder mítico de Nova York, cidade que, segundo ele, resumiria e exageraria muitos aspectos do caráter do país.
Nasceu em Roterdã, em 1944, vai para Amsterdã em 1956 trabalhar como roteirista de cinema e jornalista,
É professor de Arquitetura e Desenho Urbano na Universidade Harvard.Koolhaas
Estudou na Nederlandse Film en Televisie Academie (Academia Neerlandesa de Cinema e Televisão), em Amsterdam.
Em 1968 começou a estudar arquitetura, na Architectural Association School of Architecture, em Londres.
Em 1972 prosseguiu seus estudos na Cornell University em New York.
Começou a chamar a atenção do público e da crítica a partir de 1975, quando, juntamente com os arquitetos Madelon Vriesendorp (sua esposa), Elia Zenghelis e Zoe Zenghelis fundou em Londres, o OMA - Office for Metropolitan Architecture e, posteriormente, a sua contraparte orientada para a pesquisa, a AMO, atualmente baseada em Rotterdam. Mais tarde, juntaram-se a eles Zaha Hadid, uma das alunas de Koolhaas, e outros parceiros como a Columbia Laboratory for Architectural Broadcasting.
Sua produção bibliográfica é extensa, e tem entre diversas obras consideradas relevantes para o pensamento do espaço social posterior à década de 1960.
Koolhaas faz análises do urbanismo da pós-modernidade (ainda sem nome melhor) das formas de co-habitação humana caótica.
Descende do construtivismo russo, do movimento moderno, porém excluindo o programa de reformas sociais.
Rem Koolhaas é um dos arquitetos que mais fez experiências formais baseadas no construtivismo.
Era favorável à idéia de remodelar sem destruir a cidade pré-existente.
É considerado por seus muitos seguidores ser o mais legal, e mais moderno arquiteto de vanguarda no planeta. Mas, como todas as coisas de ponta, Koolhaas é difícil de classificar. Desde o final dos anos 1970, o designer