Relógio - estudo da forma
Guilherme Guazzi Rodrigues
ATIVIDADE ETAPA II Estudo da forma 1
– Memorial descritivo
1.1 – Comentário do processo de apropriação do módulo e um possível conceito do trabalho desenvolvido.
Me apropriei do sorriso do Gato de Cheshire, do filme “Alice no país das maravilhas”. O gato é conhecido por ser misterioso, ter duas cores bem fortes e marcantes e um sorriso característico (ele tem a habilidade de sumir e aparecer a qualquer hora, ficando somente seu sorriso). Tentei preservar o mistério e cores do gato.
1.2 – Definir a(s) tipologia(s) do módulo desenvolvido, de acordo com as tipologias de construção do mesmo.
O módulo é uma forma figurativa orgânica singular, quem já assistiu o filme “Alice no país das maravilhas” pode reconhecer rapidamente o que é o que ele significa.
1.3 – Apresentar a tipologia da modulação desenvolvida.
A modulação é uma sequência modular em 4 sentidos.
1.4 – Comentar o processo de aplicação do estudo de modulação sobre a estrutura do relógio: cortes, ocupação espacial, cores, e o que fez no mostrador e ponteiros.
Coloquei o sorriso do gato, em um ângulo de aproximadamente 30º e apliquei as cores dos olhos (amarelo) e o contorno dos dentes (preto). Tentei ocupar cerca de 50% do espaço da pulseira o relógio com a modulação, a cor amarela sobre o branco chama bem atenção para a forma. No mostrador dos ponteiros, coloquei a forma, maior bem ao centro, então os ponteiros se parecem com o nariz e bigode do gato (mesmo que ele não tenha originalmente no filme, como é um gato, é essa impressão que os ponteiros dão), e por querer se parecer com um pelo de gato, não fiz nenhuma alteração nos ponteiros. Além de que, olhar as horas, e ter uma figura te apresentando um sorriso, quem sabe, pode ser até algo que te alegre. VARIAÇÃO: Coloquei as cores da pulseira, a cor do corpo do gato (azul-violeta e violeta), utilizei também um ângulo de aproximadamente 30º, um pouco maior que
o módulo anterior.