Relógio de sol
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS III
CORDENAÇÃO DE GEOMATICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRIMENSURA
CONFECÇÃO DE UM RELÓGIO DE SOL HORIZONTAL
Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior em Tecnologia em Agrimensura, Coordenação de Geomática, Departamento de Áreas Acadêmicas III, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás, apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Agrimensura
Alexandre Alves Geovane Miranda Rodrigues Orientador: Profª Ms. João Batista Ramos Côrtes
Goiânia,
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
3 METODOLOGIA
4 COMCLUSÃO
5 BIBLIOGRAFIA
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
Resgatar astronomia de posição mostrar que por trás de um simples tabuleiro há formulas matemáticas, modelos geográficos.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A necessidade de contagem do tempo e de orientação na superfície terrestre ou no mar intensificou-se cada vez mais a medida que surgiam novas descobertas e aumentava o comércio, tornado-se indispensável ao homem, que o tempo fosse dividido em dias, os dias em horas as horas em minutos e os minutos em segundos.
De acordo com a segunda lei de Kepler a linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais, ou seja, os planetas movem-se em velocidades diferentes dependendo da distancia que estão do sol.
Do vocábulo Gnómon deriva a palavra gnomónica que é a ciência que estuda os relógios de sol e que se baseia na projeção central da esfera celeste numa determinada superfície. O fato de a projeção central estar na base da perspectiva fez com que vários autores incluíssem nos seus livros o estudo do relógio de sol A gnomónica alicerça-se na astronomia e