Relógio Comparador
O movimento retilíneo do apalpador junto a uma cremalheira se transmite ao ponteiro e é amplificado por um trem de engrenagens; uma mola mantém o conjunto sem jogo. Essa mesma mola mantém a pressão constante necessária do apalpador sobre a peça, sendo esta pressão da ordem de 20 a 30g.
O mostrador pode girar em torno do seu eixo (coincide com o eixo ponteiro) e a zeragem pode ser feita facilmente. As orelhas se movem em circunferências, se aproximam ou se afastam uma da outra, facilitando a visualização da tolerância desejada.
As graduações desses comparadores são: 0,005 , 0,002 e 0,001mm.
Nos primeiros o alcance de medida chega a 10mm, nos últimos três esse alcance é menos. O deslocamento em milímetro é mostrado separadamente em uma escala auxiliar na parte interna do mostrador.
Na industria aplica-se para as seguintes medições: paralelismo, perpendicularidade de superfícies e eixo de superfícies,cilindricidade, concentricidade; indicando uma variação de comprimento e seu sentido.
Para fazer uma verificação o eixo do apalpador de ser normal a superfície e se dispor sempre segundo a direção da diferença que se deseja medir.
COMPARADORES DE AMPLIFICAÇÃO POR ALAVANCA
Conhecido também por “minímetro” pode amplificar até 1000 vezes.
Geralmente graduam-se de 0,001 e 0,002mm. O alcance de medida é de 0,1mm.
Estes calibradores, assim como os demais devem ser montados de forma rígida e estável, afim de calibrar de modo correto. Possuem bases magnéticas para fácil fixação. Possuem os mesmos tipos de aplicações que os anteriores.
COMPARADOR POR LAMINA TENSIONADA
O funcionamento deste se dá pelo deslocamento de uma haste ligada ao apalpador, provocando, através de um dispositivo, uma tensão proporcional na lamina torcida. O ponteiro sofrerá um giro (inferior a 180°) em torno da lamina, proporcional a esta tensão, ou seja, ao deslocamento do apalpador. A acuracidade deste instrumento pode ser de 1, 0,5 , e