Relátorio de
JULIANA VAZ
TATIANA RODRIGUES
THAIS OLIVEIRA
WILLIAM MEDINA
EXPERIÊNCIA 1: ANÁLISE ELEMENTAR ORGÂNICA
Mogi das Cruzes– SP
2015
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
JULIANA VAZ
TATIANA RODRIGUES
THAIS OLIVEIRA
WILLIAM MEDINA
EXPERIÊNCIA 1: ANÁLISE ELEMENTAR ORGÂNICA
Analise da aula prática. Disciplina do curso de Química Orgânica, no curso Ciências Biológicas, Instituição Universidade de Mogi das Cruzes.
Professor Orientador: Cassio Cavalcante
Mogi das Cruzes– SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO 6
MATERIAIS E MÉTODOS: 6
REAGENTES UTILIZADOS: 6
REFERÊNCIAS: 10
INTRODUÇÃO
A Análise Orgânica trata dos métodos de separação, purificação e identificação dos compostos de carbono obtidos de organismos vivos (metabólitos primários e secundários de plantas e animais), de fósseis (carvão, petróleo, gás, sedimentos orgânicos) e de sínteses de laboratório (instituições de ensino e pesquisa, indústrias químicas, petroquímica, farmacêutica, alimentos). A metodologia utilizada na análise orgânica tem ampla aplicação em determinações laboratoriais diversas envolvendo a identificação e quantificação de espécies químicas das mais variadas procedências, bem como na pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Assim, os princípios básicos da Análise Orgânica se faz presente em laboratórios de análises clínicas, indústria farmacêutica, tecnologia de alimentos, indústria química, engenharia química, engenharia sanitária, bioquímica, biologia, meio ambiente, toxicologia, medicina forense, materiais, controle de qualidade, etc.
A Sistemática de Análise Orgânica evoluiu ao longo dos tempos e acompanhou o desenvolvimento dos conceitos fundamentais da química orgânica e o conhecimento das reações químicas. Desde os tempos mais remotos da Química Orgânica, os compostos orgânicos eram identificadas através do estudo de suas propriedades físicas e químicas. O estudo destas propriedades e de como determiná-las levou a construção de equipamentos de