religiões gregas
Os gregos eram politeístas, cultuavam vários deuses e para cada um deles criaram lendas explicando sua origem. É o que se conhece como Mitologia Grega.
Evoluindo de época para época, os deuses acabaram por constituírem formas, paixões e aparências humanas. Embora inspirassem temor e respeito, não inspiravam horror aos mortais. Construíram belos templos para os adorarem.
Os deuses:
Zeus: rei dos deuses, morava no Olimpo.
Atena: deusa das artes, ciências, razão e sabedoria.
Hermes: deus do comercio.
Ártemis: deusa da lua e da caça.
Hefaisto: deus do fogo.
Ares: deus da guerra.
Afrodite: deusa do amor e da beleza.
Hístia: deusa da família e do lar.
Posseidon: deus do mar. Irmão de Zeus.
Hades: deus do inferno. Irmão de Zeus.
Hera: deusa do casamento.
Cultuavam também as musas que representavam as artes. Como Clio (musa da história), Eutepe (musa da música) e Calíope (musa da poesia).
Criaram também heróis, aos quais atribuíam feitos foras do comum, ligados a realização das cidades:
Teseu: fundará Atenas e vencera o Minotauro de Creta.
Édipo: construíra Tebas e levara a Esfinge a se atirar num precipício, após decifrar-lhe o enigma: ‘Quem é que de manhã anda com quatro pés,ao meio dia com dois, e à noite com três?”
Hércules: filho de Zeus, o mais venerado pelos espartanos, realiza doze trabalhos colossais que serviram de base para muitos filmes e livros.
Orfeu: que dominava as feras com sua lira e desceu aos infernos para salvar sua amada Eurídice.
Os gregos acreditavam que a Terra fosse chata e redonda e que seu país ocupava o centro da Terra, sendo seu ponto central, por sua vez, o Monte Olimpo, residência dos deuses ou Delfos, local famoso pelos oráculos ( pessoas que consultavam divindades ou espíritos, que davam