religião
1. O ASSUNTO DESTA QUESTÃO É ÉTICA. A lei escrita de uma sociedade, a saber, o direito positivo, pode ser transgredida por diferentes razões. Para alguns, justifica-se transgredir o direito positivo quando este está em conflito com o senso de justiça. Esta justificativa supõe que:
Peso: 1.0
a.( ) justiça e direito são duas esferas completamente distintas da existência humana, não sendo legítimo relacioná-las.
b. ( ) a ideia de justiça é logicamente anterior ao direito positivo, isto é, ela serve como critério para julgar se uma lei é justa ou injusta.
c. ( ) o que determina quais ações morais são certas ou erradas é o direito positivo, fonte da ideia do justo e do injusto.
d. ( ) a ideia de justiça e o direito positivo são noções equivalentes, que se referem sempre às mesmas razões para agir.
e. ( ) todas as sentenças acima fundamentam adequadamente a justificativa mencionada na questão.
________________________________________
2
2. concepções estão equivocadas, o que pode ser visto na seguinte crítica: O ASSUNTO DESTA QUESTÃO É ÉTICA. Segundo as concepções relativistas da ética, não há critério geral para diferenciar uma ação boa de uma ação má; cada situação determinará o certo e o errado. Para o cristianismo tais
Peso: 1.0
a. ( ) dizer que não há verdades absolutas é já uma verdade absoluta; portanto, o relativismo ético é inconsistente com seu próprio critério.
b. ( ) se não há um critério geral para distinguir entre o certo e o errado, as pessoas não conseguiriam escolher qual a melhor ação a ser feita em cada caso.
c. ( ) determinar o certo e o errado em cada situação específica, sem auxílio de uma regra geral, implica um esforço mental de que a maioria das pessoas é incapaz.
d. ( ) para cada verdade relativa existe uma verdade absoluta correspondente; portanto, relativismo e cristianismo defendem concepções similares.
e. ( ) somente será possível