religião e magia
1. 1. definição de religião (e mágica)
Há dificuldades para propor uma definição geralmente aceita de religião, portanto, pode ser útil começar por dizer o que não é religião:
1: não deve ser identificado com o monoteísmo (crença em um único deus). Na maioria das religiões envolvidas várias divindades. Mesmo certas versões do cristianismo, existem várias figuras com qualidades sagradas (Deus Jeús Maria, o Espírito Santo, anjos e santos). Outros, no entanto, não têm quaisquer deuses.
2: não deve ser identificado com prescrições morais que controlam o comportamento dos crentes, como os mandamentos é suposto que Moisés recebeu de Deus. A idéia de que os deuses estão interessados em como nos comportamos é estranho para muitas religiões. Para os gregos antigos, por exemplo, os deuses eram, em grande parte indiferente às atividades de medida humanidade.
3: não necessariamente preocupados . explicar como o mundo veio a ser como é No cristianismo, o mito de Adão e Eva tenta explicar a origem da existência humana, e muitas religiões têm mitos sobre a origem; mas, igualmente, muitos não.
4: não pode identificar-se com o sobrenatural como algo que inerentemente implica uma crença em um mundo "além do domínio dos sentidos." Confucionismo, por exemplo, lida com aceitar a harmonia natural do mundo, para encontrar verdades "atrás" dele.
O que é religião? Quais são as características sim todas as religiões compartilhar?
Todas envolvem um conjunto de símbolos , invoque sentimentos de reverência e respeito , e estão ligadas a rituais ou cerimoniais (como os cultos da igreja) feito por uma comunidade de crentes. Todos estes elementos requerem alguma elaboração. Envolvendo deuses ou não essas crenças, sempre há seres ou objetos que inspiram atitudes de respeito ou admiração. Em algumas religiões acreditam em e reverenciar uma "força divina" ao invés de deuses personalizados. Em outras figuras que não há deuses, mas que você