Religião na Pré-história
A pré-história se divide em dois grupos: Paleolítico e Neolítico; em algumas regiões, entre esses grupos, há um breve período de tempo chamado Mesolítico. O Paleolítico se dá início com o surgimento dos hominídeos, por volta de 100 mil a 30 mil a.C., em que o gelo das extremidades do planeta derreteu, e com isso houve uma grande mudança terrestre. Já o Neolítico surge dessa mudança climática até o surgimento da escrita, por volta de 5 mil a.C.
Para explicar a origem da religião, E.B.Taylor, um inglês do século XIX, publicou uma teoria que alegava que as crenças religiosas vieram das meditações do homem primitivo. À medida que o homem pensava sobre os sonhos e a morte, ele teria chegado a conclusão que possuia uma dupla alma, capaz de deixar o corpo, é teria depois estendido essa teoria à natureza.
Os primeiros indícios de crenças religiosas no Paleolítico se deram a partir de descobertas de sepulturas com corpos em posição fetal, uma das possíveis compreensões é que eles se preocupavam com a vida após a morte. Há também relatos de alguns arqueólogos que as pinturas rupestres, eram uma forma de representar o toteísmo ( adoração aos animais).
No Neolítico, se acreditava em entidades divinas representadas por forças atmosféricas (vento, chuva,tão importantes na agricultura). Os astros que marcavam as estações do ano (Sol, Lua e Vênus, etc) e os fenômenos da fecundidade animal e da renovação vegetal. A própria terra adquire o sentido divino, pela sua importância na subsistência do homem.