Religiosidade
Centro de Educação à Distância
Tema: “Religiosidade
Curso: Serviço Social - 3º Semestre
Tutor a Distância:
Equipe:
Alane do Carmo G. dos Santos
RA 405715
Carmem Ramos Costa dos Santos
RA 415287
Gardenha Alcântara da Luz
RA 407432
Nádya Santa Brigida
RA 426068
Rosilda Ferreira
RA 439233
CÍRIO EM BELÉM
Espírito natalino em pleno mês de outubro
Círio em Belém
São quase 300 anos de uma história em que protagonistas anônimos reúnem-se para expressar a crença em Nossa Senhora de Nazaré.
O Círio é o momento ímpar de devoção, fé e amor, quando milhares inundam as ruas de Belém do Pará, na maior procissão de fé cristã católica, no segundo domingo de outubro.
Espetáculos de devoção se multiplicam e emocionam o Pará de muitos círios. Grandes e pequenos. Centenários e recentes. Diferentes entre si, mas todos, exemplos de fé.
Entre eles, porém, um se destaca pela força e a grandeza da festa: o
Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. São quase dois milhões de pessoas, entre acompanhantes e espectadores, percorrendo 4,5 quilômetros até a Praça Santuário, em frente à Basílica.
Durante o Natal dos paraenses, como o círio é chamado pelo amazônicas, a cidade fervilha culturalmente.
Séculos de uma história de amor e devoção a Maria
História
A devoção à Nossa Senhora de Nazaré no Pará começou em 1700, quando o caboclo Plácido encontrou uma imagem da Virgem no igarapé Murutucu - onde hoje é a travessa 14 de março, em Belém.
Levou a imagem para casa, mas, misteriosamente, ela retornou ao local onde foi encontrada. O fato se repetiu várias vezes e Plácido decidiu construir uma pequena capela no lugar do achado, onde milhares de viajantes e romeiros vinham em busca de graças e milagres da santa.