Religiosidade o fenômeno protestante no brasil
V Feira Científica Milton Dias
RELIGIOSIDADE: O FENÔMENO PROTESTANTE NO BRASIL
INTRODUÇÃO: O crescimento da religião protestante tem se mostrado firme nas últimas décadas no Brasil e pode vir a encadear vários pensamentos e opiniões diversas para cada grupo de pessoas. As causas desse grandioso crescimento podem ir de um extremo a outro, da fé ao capitalismo, e até do capitalismo à fé. Mas qual seria realmente a verdadeira causa de tantas pessoas mudarem de religião e doarem-se por completo a sua nova crença? Como objetivo do estudo, propomos essa questão a ser pensada e analisada para melhor esclarecimento de todos.
METODOLOGIA: A escolha do tema foi feita baseada na curiosidade com relação à religiosidade. Os primeiros resultados foram adquiridos através de pesquisas. Foram utilizadas fontes bibliográficas através da internet e por exemplares literários de instituições protestantes. Também por conversas informais, que forneceram algumas informações pessoais sobre o assunto, e opiniões que acrescentaram ou projeto. RESULTADOS: Os preliminares mostram que é fato o crescimento das igrejas evangélicas e a diminuição de fieis da igreja católica e outras religiões. O Brasil, segundo o último CENSO, mostra que existe cerca de 27.900.000 cristãos protestantes no país e que se encontra em 6° lugar em comparação mundial e em 1° na América Latina. Religiosidade é mutável e por curiosidade e fé pessoas mudam de valores, costumes, e tradição que muitas vezes veem de sua família. O crescente número de congregações evangélicas despertam curiosidade e necessidade em inúmeras pessoas que estão precisando de algum conforto emocional para a vida e encontram nestes locais apoio moral e ajuda.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observamos que hoje a pergunta: “Qual é a sua religião?”. É comum entre as conversas de convivência social, e pessoas dispostas a discutir em defesa a sua crença tentando convencer o próximo a seguir o seu caminho que