religioes
Origem a religião
A historia de judaísmo começa com o chamado de Abraão que por volta de 1850 a.C. deixou a Síria para se estabelecer na terra de
Canaã, atual Israel. Com a morte de Abraão, Jacob e os sus 12 filhos emigraram para o Egipto é procura de melhores condições de vida e de pastagens para animais. Com o passar do tempo, formam tratados como escravos e obrigados a construir cidades e silos para armazenagem do cereal
Livro sagrado
A Torá ou Pentateuco, de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá:
Gêneses, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio.
O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais e é dividido em quatro livros:
Mishnah
Targumin
Midrashim
comentários
Principais Festas
O dia do perdão – “Yom Kippur” – festa de jejum e de expiação. Cada judeu deve estender ao seu inimigo a mão da reconciliação, esquecendo os ofensas e pedindo desculpas.
A festa da Páscoa – “Pessah” – recorda a saída do povo hebraico do
Egipto, guiando Moisés. Prolongando-se por oito dias.
A Festa do Pentecostes – “Shavuot” – recorda a Dom da Torá (Dez
Mandamentos), dada por Deus a Moisés, no monte Sinai.
Dia do perdão
Dia de Páscoa
Festa do Pentecostes
Símbolos da Religião
O muro das Lamentações – em Jerusalém, o que resta do templo de Herodes, destruído pelos romanos no ano 70 d.C.. Aqui os hebreus vêm rezar. É o único lugar sagrado de todo o Judaísmo.
O candelabro dos sete braços – A “Menorah” é o símbolo do Judaísmo. O 7 é para os Judeus o número da plenitude, da perfeição.
A Sinagoga – É o lugar de oração, de estudo e de reunião
O Rabino – Os hebreus não têm sacerdotes. O Rabino é só um mestre, um guia espiritual para os infiéis na interpretação da Bíblia.
O Sábado – É o dia semanal festivo dos judeus. Começa ao pôr-do-sol e Sexta-feira e