Religioes - Xintoismo
Ao longo da enorme história japonesa surgiu uma tradição religiosa rica e complexa, o Xintoísmo, considerada a religião mais antiga do Japão. A mesma contribuí para que os povos japoneses compreendam a si próprios e ao mundo que pertencem.
Através desse trabalho serão apresentadas as principais características históricas, doutrinárias e éticas, que compõem uma das chamadas grandes religiões do mundo.
O Xintoísmo É a única religião que pode ser considerada genuinamente japonesa, tendo origens mesclando-se com a do próprio povo japonês. A palavra Shinto ("Caminho dos Deuses") foi adotada do chinês escrito através da combinação de dois kanjis: "shin" que significa "deuses" ,e "tō" que significa "estudo" ou "caminho filosófico". Diferentemente do cristianismo e do islã, o xintoísmo não tem um fundador. É tipicamente uma religião nacional, que ao longo dos séculos adotou tradições de várias outras religiosidades. Ela não conta com nenhum credo ou código de ética, expressamente formulado, devido esse fato muitos estudiosos não consideram o xintoísmo uma religião.
Como qualquer religião politeísta, a mesma é baseada no pluralismo. Portanto, não considera a existência de uma verdade absoluta como o pensamento monoteísta considera.
Como os humanos são considerados inferiores às forças sagradas da Natureza, o propósito principal do Xintoísmo é trazer um senso de unidade reverenciando a terra, harmonizando seu povo e ambiente natural, e desenvolvendo um sentimento de comunidade, companheirismo e lealdade ao Estado. Apesar de sua significância em atiçar as chamas do nacionalismo em tempos de guerra, é considerada basicamente uma religião de paz. Nesse caso, o significado de paz se refere a uma vida de gratidão aos deuses; uma atitude que incita a honrar a vida em todas as suas formas e tudo o que a sustenta, e a viver harmoniosamente com a natureza, com as pessoas e com a sociedade. É uma religiao com forte