Religiao
Até os seis anos de idade é o período no qual mais se desenvolvem as habilidades e competências, e o que vem depois disso é apenas reflexo e maturação do que foi construído.
Na Educação Infantil acontecem as primeiras relações sociais da criança, que oportunizarão com que ela perceba os espaços sociais aos quais pertence e outros aos quais poderá estar participando eventualmente, interagindo e aprendendo assim o respeito ao outro e as diferenças.
Este aprendizado dar-se-á de dentro para fora, ou seja, primeiro a criança tende a acreditar que tudo que está ao seu redor lhe pertence – fase do egocentrismo - depois destes primeiros contatos, onde o outro também aprende a respeitá-la, é que compreenderá o seu espaço, o espaço social e a necessidade de interagir para que o mesmo ocorra em relação a ela.
É fundamental que nesta fase seja oportunizado o primeiro contato com o universo religioso, tendo como base o saber de si para que a criança consiga reconhecer as diferenças do contexto social que a cerca, pois através deste processo é que ela conseguirá crescer em seu aspecto social e cognitivo, sem carga de preconceito.
Inspiradas em nossa prática pedagógica, na Educação Infantil e Séries iniciais, nossas dificuldades e conquistas, decidimos pesquisar o funcionamento do Ensino Religioso na Educação Infantil, em diferentes realidades, mas nos deparamos com empecilhos que fizeram com que a nossa pesquisa tomasse outro direcionamento: a falta de fontes bibliográficas de pesquisa, específicas para este segmento da